sexta-feira, 5 de março de 2010

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS JÁ NOS CINEMAS

O ESTILO DE DEPP
O actor JOHNNY DEPP trabalha intensamente na preparação de cada um dos seus personagens e o Chapeleiro Louco não foi excepção. Muito antes da produção ter sido iniciada, o actor trabalhou em esboços do Chapeleiro Louco, através de pinturas com aguarela, descobrindo mais tarde que a sua visão para a personagem estava muito próxima das ideias de TIM BURTON.

APARÊNCIA DO CHAPELEIRO
O Chapeleiro Louco sofre de intoxicação por Mercúrio, uma lamentável, mas muito comum, doença de vários chapeleiros da época que utilizavam regularmente este metal na sua profissão. DEPP e BURTON exaltaram a loucura do Chapeleiro mostrando, literalmente, a imagem mais tresloucada no seu guarda-roupa e maquilhagem, criando uma aparência humana virtual…

AS MUDANÇAS DE ALICE
Mia Wasikowska, a intérprete de Alice, mede 1,63 m na realidade mas Alice vai mudando de tamanho ao longo do decorrer das suas aventuras em Wonderland, desde os 15,3 cm, passando por 61 cm e por 2,60 m até um máximo de 6,10m. A produção do filme trabalhou bastante para que estas alterações fossem feitas de forma real em vez de serem trabalhadas através de efeitos especiais e, na maioria das vozes, foi apenas necessário colocar Alice numa caixa (apple box) para que ela se tornasse mais alta do que qualquer outra pessoa.

BEBE-ME/COME-ME
A poção que Alice toma para encolher chama-se Pishsolver. O bolo que ela come para crescer chama-se Upelkuchen.

AGRIDOCE
A actriz ANNE HATHAWAY que interpreta a Rainha Branca em ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS decidiu que a sua representação da personagem não seria totalmente convencional. Afinal de contas, a Rainha Branca pertence à mesma espécie da terrível Rainha Vermelha. Assim, a actriz pensou num look “punk rock vegan pacifista” inspirado em Blondie, Greta Garbo, Dan Flavin e Norma Desmond.

FUTTER QUÊ?
Futterwacken é o termo utilizado para descrever o descontrolado júbilo da dança dos habitantes de Underland. O compositor DANNY ELFMAN teve alguma dificuldade em criar a música para a dança. Ele escreveu quatro partituras diferentes para o realizador, todas elas divertidas, únicas e, tal como diz ELFMAN todas elas “a tocar os limites do aceitável”.

DOIS TWEEDLES
O actor Matt Lucas foi escolhido para interpretar os dois Tweedles, dois rechonchudos irmãos que estão constantemente a discordar um do outro e cujo tagarelar faz pouco sentido a qualquer pessoa, à excepção deles próprios. Apesar disso, Lucas (por alguma razão) não conseguia interpretar Tweedledee e Tweedledum ao mesmo tempo. O actor Ethan Cohen foi chamado para fazer a contracena com ele durante as filmagens (fazer de Dee quando Lucas fazia de Dum e vice-versa), mas nunca aparece no ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário